Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o projectar processos e/ou produtos químicos

Os engenheiros químicos que se dedicam puramente ao desenvolvimento de processos e produtos exercitam a criatividade na formulação de experiências e teorias com vista a desvendar e explicar os mecanismos das operações dos processos.

Já os engenheiros químicos que se dedicam ao projecto de processos e produtos, enfrentam desafios diferentes, dos quais se destacam:

1. Determinação de composições de misturas químicas para que se garantam propriedades desejadas;

2. Elaboração de diagramas de processo complexos e selecção de condições operatórias que possibilitem a produção dos produtos desejados com níveis óptimos de rendimento, selectividade, reciclagem e consumo de utilidades.

Na figura seguinte procura-se mostrar simplificadamente as etapas que separam uma ideia com potencial da concretização da mesma numa unidade industrial.

(clique para ampliar)

Apesar de o tónico da tomada de decisão dos projectos de engenharia química se reger pelo lado económico, importa frisar que as decisões são igualmente condicionadas por imperativos ambientais e de segurança, assim como normais legais vigentes.

FONTE: "Product and Process Design Principles, de Seider, Seader e Lewin"

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...