Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o projecto HYCHAIN


O projecto europeu HYCHAIN procura dar resposta a dois desafios:

a) lutar contra a poluição procedente dos transportes nas cidades;

b) reduzir a dependência relativa às energias fósseis.

Nele se propõe a criação simultânea de frotas de veículos urbanos propulsados por pilhas de combustível e de uma infra-estrutura original de distribuição do hidrogénio. A sua ambição é favorecer o desenvolvimento de um autêntico sector industrial que gere emprego e crescimento na Europa.

Este projecto sentará as bases da construção de um primeiro modelo económico para preparar a industrialização a grande escala dos veículos que utilizam hidrogénio como fonte alternativa de energia.

O projecto também contribuirá para a supressão das barreiras sociais que constituem o desconhecimento da utilização do hidrogénio e a ausência de normativa. Uma inovação (como seja conduzir um veículo que dispõe de uma pilha de combustível alimentada com hidrogénio) requer a adopção de um processo pedagógico, para conseguir a evolução das mentalidades.

O projecto HYCHAIN é um primeiro passo para uma maior abrangência por toda a Europa, ou mesmo mais além, de veículos que utilizem o hidrogénio como vector de energia limpa.

A empresa AIR LIQUIDE, líder dos gases para a indústria, a saúde e o ambiente, que está presente em mais de 75 países e soma 43.000 colaboradores, participa numa dezena de projectos europeus ou nacionais, centrados na utilização do hidrogénio como novo vector de energia limpa (estratégia, armazenagem, pilhas de combustível, segurança...) e é o coordenador de vários destes projectos, de que este é exemplo.

FONTE: Air Liquide Portugal

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...