Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Osborne Reynolds



Osborne Reynolds (1842-1912) foi um engenheiro e físico inglês conhecido pelos seus trabalhos no campo da hidráulica e da hidrodinâmica.

Formou-se em matemática no Queens College Cambridge (1867) e tornou-se professor de engenharia no Owens College em Manchester (1868). Retirou-se em 1905.

Segundo o próprio, o seu gosto por Mecânica foi-lhe incutido pelo pai, um entusiasta da aplicação da matemática na física.

Os seus estudos sobre condensação e transferência de calor entre fluidos e sólidos conduziram a uma revisão radical no projecto de condensadores e ebulidores, tendo também dado um contributo importante para o desenvolvimento das bombas centrífugas.

Em 1883 Reynolds investigou as transições de escoamento de regime laminar para regime turbulento. Seis anos mais tarde viria a desenvolver uma estrutura matemática que se tornou uma referência para o estudo de regime turbulento.

Em 1886 formulou a teoria da lubrificação.

O seu nome tornou-se eterno pelas designações de “tensão de Reynolds”, a propósito do atrito entre duas camadas de fluido em movimento turbulento, mas sobretudo do “número de Reynolds”, que se afirmou como critério para modelar correctamente o escoamento de fluidos.

Fontes: "Principles of soil and plant water relations, de Kirkham", "MacTutor History of Mathematics"

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...