Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Linus Pauling

Linus Carl Pauling (1901-1994) foi um proeminente engenheiro químico que se destacou pelo o estudo de estruturas moleculares e da natureza da ligação química.

Formou-se em engenharia química no Oregon State College (1922) e, no decorrer da sua carreira académica, deu aulas nessa instituição bem como no Califórnia Institute of Technology, entre diversas participações em associações relacionadas com química ou engenharia química.

Filho de um farmacêutico, Pauling publicou diversos livros, sendo “The Nature of Chemical Bond, and the Structure of Molecules and Crystals” (A Natureza da Ligação Química, e a Estrutura de Moléculas e Cristais) o seu livro mais famoso.

Além dos livros, fez cerca de 350 publicações científicas caracterizadas por uma grande diversidade temática. Foram objecto do seu estudo a aplicação da mecânica quântica a problemas de química e física; a estrutura de metais e compostos metálicos; a teoria do ferromagnetismo; a estrutura de proteínas; a estrutura e propriedades da hemoglobina, a teoria molecular da anestesia geral, entre outros.

Linus Pauling foi o único homem a vencer individualmente dois prémios Nobel.

Em 1954 recebeu o prémio Nobel da Química pela sua investigação sobre a natureza da ligação química e a sua aplicação no estudo da estrutura de substância complexas.

Em 1962 recebeu o prémio Nobel da Paz devido à sua intervenção no campo do controlo bélico e do desarmamento (especialmente a respeito de armas nucleares).

FONTE: www.nobelprize.org

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...