Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o efeito Marangoni à distância de um copo de vinho

Designam-se por efeitos Marangoni alterações que os fluidos sofrem nas superfícies delimitadoras, devido a gradientes na tensão superficial . Recorde-se que a tensão superficial é o trabalho necessário para aumentar a área de uma superfície, divido por essa área.

Os gradientes na tensão superficial podem advir de diversos factores, como por exemplo gradientes de concentração do solvente, de potencial eléctrico ou de temperatura.

Ora o efeito Marangoni está por detrás de um fenómeno conhecido como “lágrimas de vinho”, o qual resulta de o vinho ser uma mistura de água e etanol, entre outros componentes.

Lágrimas de Vinho: o efeito Marangoni à distância de um copo de vinho

Sucintamente, o fenómeno em causa decorre do facto das gotas de vinho serem mais largas na base devido ao seu peso. Como o etanol evapora mais rapidamente do que a água (pressão de vapor do etanol é mais elevada que a da água) e a velocidade de evaporação é inversamente proporcional à área, a concentração de etanol diminui mais rapidamente na parte superior da gota, levando a um aumento da tensão superficial no topo da gota.

Este processo tem como resultado o fenómeno das “lágrimas de vinho”.

tears Wine_legs_shadow 

Fonte: Fundamentals of multiphase flow, por Christopher Earls Brennen, Physics and chemistry of interfaces Por Hans-Jürgen Butt,Karlheinz Graf,Michael Kappl

1 comentários:

Giorgio disse...

"Como o etanol evapora mais rapidamente do que a água (pressão de vapor do etanol é mais baixa que a da água)"

A pressão de vapor do etanol é maior que a da água. Por isso que ele evapora mais facilmente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...