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Sobre como propiciar uma cultura de resolução de problemas

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O conceito de melhoria contínua colhe cada vez no mundo dinâmico e complexo em que vivemos e também à medida que nos socorremos de processos industriais progressivamente com mais variáveis e restrições para atingir os objectivos pretendidos.
Neste sentido, julgo ser útil citar palavras recentes de Jamie Flinchbaugh, sócio fundador do Lean Learning Center, localizado no Michigan (EUA):
“ Os piores problemas são aqueles que não conseguimos detectar. Porém, grande parte da formação incide na forma de resolver problemas, assumindo que sabemos resolver os problemas e estamos a resolver os problemas certos. Independentemente do quão bom se seja a resolver problemas, tudo cai por terra se não resolvermos os problemas certos.”
Numa alusão a um tipo de cultura que muito tem a ver com o trabalho do engenheiro químico, o mesmo diz:
“No que diz respeito à construção de uma cultura orientada para a resolução de problemas, um dos aspectos fundamentais é a capacidade para identificar problemas com rapidez e encarando-os honestamente.”
Posto o que apresenta o âmbito da cultura Lean:
“(D)escrever os problemas faz com que tenhamos de os encarar. Em muitas organizações, instituiu-se uma cultura segundo a qual apenas se encaram problemas que se saibam como resolver. A cultura Lean, por outro lado, encara mesmo os problemas desconhecidos, difíceis e feitos, tornando-os visíveis.”
E conclui o seu texto com 4 conselhos para melhorar:
1. Analisar a situação actual:
Procurar saber como as pessoas lidam com os problemas, tentando explorar que problemas existem actualmente e como reagem as pessoas à detecção de um problema.
2. Desenvolver um mecanismo:
Qualquer mecanismo de identificação/gestão/controlo de problemas que dote as pessoas de um procedimento que possa ser desencadeado quando encontram um problema, é um mecanismo válido.
3. Estabelecimento de incentivos não monetários à identificação de problemas:
Há que tornar claro para todos que é vantajoso desencadear o mecanismo de identificação/gestão/controlo de problemas em detrimento de guardar o conhecimento do problema para si mesmo.
4. Definição de como os líderes devem responder:
O desencadeamento do mecanismo de identificação/gestão/controlo de problemas de  deve implicar uma cooperação por parte da estrutura hierárquica superior, pelo que é altamente recomendável que se defina quem, da estrutura directa, deve responder e como o fará.
Fonte: www.industryweek.com - Advice for building a problem-solving culture, por Jamie Flinchbaugh