Últimas

Search Suggest

Sobre a análise adimensional na engenharia química

“Um engenheiro químico ocupa-se, tipicamente, da implementação industrial de processos nos quais reacções químicas ocorrem conjuntamente com fenómenos de transferência de massa e calor.
Estes processos dependem da escala em que se trabalha, comportando-se de modo distinto se forem realizados à escala de um laboratório ou planta piloto, comparativamente com a larga escala de uma produção industrial.
Compreensívelmente, os engenheiros químicos sempre procuraram formas de simular processos industriais em modelos que permitissem compreender aspectos importantes para o dimensionamento à escala industrial ou para conceber a adptação de plantas industriais já existentes a novos processos ou modificações.
Este tipo de desafios envolve a análise dimensional, a qual adquiriu uma aceitação modesta em engenharia química, comparativamente com outros ramos da engenharia. Os estudantes universitários ou recém-licenciados não costumam revelar competências suficientes nesta área, porventura porque existe fraca motivação nas universidades para o assunto.
Este facto confere uma ideia errónea a respeito da relevância prática da metodologia adimensional.”
Na figura abaixo resumem-se alguns dos principais números adimensionais que figuram nos estudos superiores de Engenharia Química.
adimen_num
Fonte: Encyclopedia of Bioprocess Technologies: Fermentation, Biocatalysis and Bioseparation, de Michael C. Flickinger e Stephen W. Drew