Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o grupo 3M como referência em eficiência energética

image  
“O grupo 3M, sediado no Minnesota (EUA), é considerado um excelente exemplo de gestão de energia a longo prazo. Trata-se de um grupo cujo âmbito de produção é amplo e diversificado, já que produz mais de 50 mil produtos e tem mais de 50 plantas  industriais localizadas nos EUA.
O grupo persegue o objectivo de consumir energia de modo tão eficiente quanto possível em todas as operações, e a verdade é que a sua produtividade energética melhorou 63% de 1973 a 2004. Só no ano de 2004 a empresa poupou 70 milhões de dólares. Quando somadas as poupanças acumuladas desde 1973 até 2004, o valor ascende a 1,5 mil milhões de dólares.
O programa de gestão de energia da empresa é compostos por uma equipa de 3 a 6 elementos, que ficam encarregues de educar e motivar todos os níveis da pirâmide de recursos humanos do grupo para os benefícios da gestão da energia. O trabalho inclui procedimentos de manutenção e conservação, optimização dos consumos de utilidades, eficiência nos dimensionamentos, inquéritos sobre energia e alterações nos processos.
As tecnologias que mais têm contribuído para progressos em eficiência energética incluem sistemas de recuperação de calor, motores de  alta eficiência, sistemas informáticos de gestão da planta, melhorias na combustão, isolamento térmico, cogeração, reutilização de vapor, entre outros. Técnicas de integração de processos, melhoria na utilização de equipmentos e transição para solventes não perigosos também contribuíram para as principais melhorias nos processos.
Com isto, a empresa tem reduzido substancialmente as emissões gasosas para a atmosfera bem como de líquidos residuais, enquanto vai aproveitando a energia recolhida a partir de resíduos dos seus processos.
Tudo isto vai aumentando a rentabilidade da suas operações.”

Fonte: Traduzido e Adaptado de Handbook of Energy Efficiency and Renewable Energy –Capítulo 12, por Craig Smith, Barney Capehart, Wesley Rohrer Jr

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...