Últimas

Search Suggest

Sobre o Efeito Trommsdorff, em reações de polimerização


Efeito Trommsdorff durante a polimerização de radicais livres de metil
metacrilato iniciada por peróxido de benzoílo na presença de uma amina.


No âmbito das reações de polimerização, existe um fenómeno reacional perigoso, conhecido por efeito de Trommsdorff ou "autoaceleração", que ocorre quando a polimerização se dá num meio reaccional concentrado em monómeros (reagente).

Nesta situação, a determinada altura da reacção poderá dar-se uma grande aceleração da mesma. O momento em que este aumento súbito ocorre depende do sistema reacional, podendo ocorrer logo após o início da reação (1% de conversão).

A que se deve esta aceleração?

O motivo deste fenómeno resulta da viscosidade do meio reacional aumentar pronunciadamente com a reação.

Com o aumento da viscosidade, as moléculas pequenas, como monómeros, não são muito afectadas na capacidade de difundir até à cadeia polimérica para a fazer crescer, o mesmo não se podendo dizer no que diz respeito à etapa de terminação, onde pares de moléculas grandes devem encontrar-se.
Como a difusão de moléculas grandes é prejudicada pela viscosidade do meio reacional, a velocidade da etapa da reação de terminação das cadeiras poliméricas diminui, conduzindo a um aumento global da velocidade da reacção de polimerização.

Numa situação destas, e porque as reações de polimerização são exotérmicas, a libertação de calor acaba por aumentar significativamente. Se não forem tomadas as devidas precauções um acidente é a consequência mais previsível.

Fonte: Essentials of polymer science and engineering - Paul C. Painter, Michael M. Coleman