Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o Efeito Trommsdorff, em reações de polimerização


image
No âmbito das reações de polimerização, existe um fenómeno reacional perigoso, conhecido por efeito de Trommsdorff ou "autoaceleração", que ocorre quando a polimerização se dá num meio reaccional concentrado em monómeros (reagente).
Nesta situação, a determinada altura da reacção poderá dar-se uma grande aceleração da mesma. O momento em que este aumento súbito ocorre depende do sistema reacional, podendo ocorrer logo após o início da reação (1% de conversão).
A que se então deve esta aceleração?
O motivo deste fenómeno resulta da viscosidade do meio reacional aumentar pronunciadamente com a reação.
Com o aumento da viscosidade, as moléculas pequenas, como monómeros, não são muito afectadas na capacidade de difundir até à cadeia polimérica para a fazer crescer, o mesmo não se podendo dizer no que diz respeito à etapa de terminação, onde pares de moléculas grandes devem encontrar-se.
Como a difusão de moléculas grandes é prejudicada pela viscosidade do meio reacional, a velocidade da etapa da reação de terminação das cadeiras poliméricas diminui, conduzindo a um aumento global da velocidade da reacção de polimerização.
Numa situação destas, e porque as reações de polimerização são exotérmicas, a libertação de calor acaba por aumentar significativamente. Se não forem tomadas as devidas precauções um acidente é a consequência mais previsível.

Fonte: Essentials of polymer science and engineering - Paul C. Painter, Michael M. Coleman

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...