Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o livro “Current Trends in Chemical Engineering” (3/4)

image
Coordenado pelo investigador João Quesado Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, “Current Trends in Chemical Engineering” é um livro que procura divulgar alguns dos domínios de investigação de maior importância para a engenharia química, na actualidade.
Nesta publicação apresentam-se mais 3 temas de investigação.

7. Dispersão em meios porosos
image
No âmbito da transferência de massa, a dispersão tem sido alvo de atenção, dado que ocorre em múltiplas situações, tais como o transporte de contaminantes por lençóis de água subterrâneos, ou o transporte de reagentes e produtos em reactores de leito fixo.
Na análise de dispersão em meios porosos, várias são as variáveis que têm de ser consideradas, tais como a viscosidade e densidade do fluido, a distribuição de partículas, a forma das partículas, o efeito da velocidade do fluido e da temperatura, etc.
A análise adimensional é utilizada neste contexto, tendo a vista a previsão de coeficientes de dispersão, baseando-se nos números adimensions Schimdt (Sc) e Peclet (Pe).


8. Nanomateriais
image
Nas últimas décadas, a nanotecnologia evoluiu de um plano imaginário e conceptual para um campo científico real, promissor e em rápida expansão.
Embora sejam vistos como uma nova classe de materiais, os nanomateriais são o produto da manipulação refinada de materiais já existentes, a uma escala nanométrica.
Actualmente o engenheiro pode construir estruturas átomo a atómo, ou molécula a molécula, posicionando-os no local desejado com vista a obter características melhoradas.
Um dos motivos que torna as nanoestruturas tão extraordinárias em termos de propriedades resulta da elevada razão área por volume, que garante que muitos átomos estejam em contacto com as superfícies.

9. Modelação e simulação de transferência de calor em interfaces
image
O transporte de calor em meios muito permeáveis tem vindo a atrair a atenção de cientistas e engenheiros devido ao potencial de aplicação existente.
Exemplos de aplicações que podem beneficiar com o estudo desta área são painéis solares, permutadores de calor, equipamento de secagem, sistemas de recuperação de energia, etc.
Neste sentido, torna-se essencial desenvolver modelos de transferência de calor mais realistas, para que se consiga melhorar tanto o dimensionamento como a análise de sistemas altamente eficientes neste domínio.

Fonte: Current Trends in Chemical Engineering

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...