Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o livro “Current Trends in Chemical Engineering” (4/4)

image
Coordenado pelo investigador João Quesado Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, “Current Trends in Chemical Engineering” é um livro que procura divulgar alguns dos domínios de investigação de maior importância para a engenharia química, na actualidade.
Nesta publicação apresentam-se os últimas 2 temas de investigação, concluindo um a série de publicações que apresentaram 10 temas de investigação:

10. Fluidos Supercríticos
image Um fluido supercrítico (SCF) é qualquer substância cuja temperatura e pressão se situe acima do ponto crítico termodinâmico. Neste estado, o fluido pode difundir-se por sólidos como um gás e dissolver materiais como um líquido.
Os fluidos supercríticos revelam-se alternativas a solventes orgânicos em inúmeros processos laboratoriais e industriais, como extração crítica, limpeza a seco, cromatografia, reações químicas, etc.
O dióxido de carbono e a água são os fluidos supercríticos mais utilizados.

11. Processos de Produção de Biodiesel
image
Devido à relação umbilical que tem com a indústria petroquímica, a engenharia química naturalmente assume um papel de preponderância no desenvolvimento de combustíveis alternativas, como a produção de biodiesel.
Existe já uma base de conhecimento extensiva a respeito de processos industriais  relacionados com o desenvolvimento, dimensionamento e operação de unidades industriais de produção de biodiesel.
Este é um tema em evolução, sendo espectável que tenha um impacto profundo no futuro da engenharia química.

Fonte: Current Trends in Chemical Engineering

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...