Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o tingimento dos jeans com indigo



Os jeans são candidatos a peça de vestuário mais popular no mundo inteiro.

Aquilo que a maior parte dos clientes de jeans não sabe é que antes dos jeans adquirirem a coloração azul provocada pelo corante indigo, passam por breve período em que a cor amarela predomina.

Originalmente extraído da planta conhecido como Pastel (Isatis tinctoria L.), o corante indigo é insolúvel em água na sua forma oxidada (azul). Para efeito do tingimento o indigo tem ser reduzido à sua forma solúvel em água, um compostos amarelo chamado leucoindigo, que consegue penetrar nas fibras têxteis em condições de pH básico (11,5 – 12).

Quando o tecido emerge de um banho de leucoindigo, a sua cor é amarela e permanece amarela até que o oxigénio presente no ar comecer a reagir com as fibras e as torne azuis.

Na produção mundial de denim (ganga), o tecido característico dos jeans, são utilizadas 50 mil toneladas de indigo por ano. Destes, 95% provém de indigo sintético, cuja origem remonta a 1897, quando a BASF desenvolveu um método industrial para a síntese deste corante.

Fonte: C&En News – Laurent Wolf

No video abaixo exemplifica-se o tingimento de um tecido com indigo e leucoindigo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...