Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a remoção de chiclet no chão das cidades


"A Gum Busters já removeu um milhão de pastilhas elásticas das ruas de Lisboa e do Porto nos últimos três anos. A empresa é contratada por câmaras municipais e instituições privadas para diminuir o número de manchas que se acumulam nos passeios.


A empresa utiliza uma máquina de remoção, que contém um depósito de água e outro de detergente biodegradável com PH neutro, para não danificar o pavimento. As pastilhas desaparecem com a ajuda de uma escova e com a acção do vapor seco, que amolece a chiclete e torna mais fácil a sua remoção. Esta técnica nasceu na Holanda, mas espalhou-se por toda a Europa.

A Gum Busters, segundo Tiago Henriques da Silva, responsável pela empresa em Portugal, foi a primeira do género a surgir no país, em 2008, abrindo um mercado que na altura não existia, embora a sua actividade não se circunscreva à remoção de pastilhas elásticas.

Segundo um preçário adoptado internacionalmente, sublinha Tiago Henriques da Silva, retirar uma só chiclete pode custar cerca de 35 cêntimos. E demora... seis segundos. Entretanto, várias empresas surgiram, com o a Every Clean, que também se dedica à remoção de "grafittis".

A associação mundial de produtores de pastilhas elásticas defende que as primeiras chicletes remontam à pré-história e que estas eram de resina retirada das árvores. Ao certo, sabe-se que a primeira pastilha a ser comercializada foi introduzida em 1848 e que a primeira patente foi registada, ironicamente, por um dentista do Ohio, 21 anos depois.

A chiclete moderna nasceu quando António Lopez de Santa Anna, um general mexicano exilado nos EUA, deu emprego a um inventor de Nova Iorque chamado Thomas Adams. A primeira chiclete Adams chamava-se New York no. 1. Foram os militares dos EUA quem espalharam o seu consumo, durante a segunda Guerra Mundial, pela Europa, África e Ásia. "
 
Fonte: Publico






Limpeza Urbana (GumBusters)


"Vê-se limpo, mantêm-se limpo

Pastilhas elásticas descartadas, assim como, “flyers”/posters e graffitis apresentam um grande problema de limpeza em todos os locais públicos. Para além do aspecto visual negativo causado a estes locais, o impacto económico e ambiental dos métodos de limpeza actualmente utilizados é significativo. Com o nosso conceito GumBusters a poluição causada pelas pastilhas elásticas e graffiti está a ser removida rapidamente e sem inconvenientes.

A técnica GumBusters desenvolvida especialmente para o efeito, pode ser usada em praticamente todas as superficies, incluindo asfalto, cimento, pavimento, pedra natural, na maioria das alcatifas e outras superfícies de espaços interiores. A pastilha é removida através um sistema com elevada temperatura, baixa pressão e um agente de limpeza biodegradável único, usando uma quantidade muito pequena de água por dia."

Fonte: Purigi

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...