Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o documentário Submission e a sociedade química de hoje







"Submission (submissão) - "em defesa dos por nascer" é um documentário do realizador sueco Stefan Jarl, que conta com o contributo da actriz sueca Eva Röse e de 23 professores.

Este documentário é subordinado ao tema da "sociedade química", isto é, a sociedade que tem sido constrúdo desde a 2ª Guerra Mundial. Nessa altura, a humanidade usava 1 milhão de toneladas de produtos químicos por ano, enquanto hoje utiliza 500 milhões. A indústria química é de resto aquela que mais cresce no mundo. Este filme trata portanto dos 100 mil químicos que usamos diariamente, da sua utilidade e dos seus efeitos para nós e para a nossa saúde. Não me refiro a aditivos alimentares, antes a produtos químicos a que estamos expostos diariamente através do ambiente: plastificantes (ftalatos), retardantes de chama (PBDE) e tensioactivos (PFOS, PFOA), entre outros.

O Professor Åke Bergman, da Universidade de Estocolmo é o meu guia neste documentário, e analisa os químicos que existem no meu sangue. Parece que transporto centenas de compostos químicos externos no meu sangue. Não posso ocultar o meu choque.

Depois desta descoberta, peço à minha amiga Eva Röse que faça também uma análise ao seu sangue. Ela é 35 anos mais nova que eu e certamente não deve ter tantos químicos como eu na corrente sanguínea. A Eva está grávida na altura deste documentário e tem o filho no decorrer da filmagem do mesmo.

Eu procuro respostas, e para isso consulto cientistas de diferentes países: EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Suiça, Espanha, Finlância, Dinamarca. Que problemas causam estes químicos? Consulto os maiores entendidos no assunto, e eles explicam o que se sabe actualmente sobre os efeitos e riscos, o efeitp cocktail [mistura], os disruptores hormonaus, a vulnerabildiade dos recém-nascidos.
(...)

Tal como os meus outros documentários, Submission centra-se no fundamental, no tipo de sociedade em que queremos viver.

Este é o filme mais importante que já fiz.

Stefan Jarl "
 

Fonte: Underkastelsen - Submission

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...