Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o material mais leve do mundo (novidade)


Uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade da Califórnia (Irvine) devenvolveu o material mais leve do mundo, o qual tem uma densidade de 0.9 mg/cm3 (densidade da água é 1000mg/cm3 e a do ferro cerca de 7900 mg/cm3).

Este novo material que redefine os limites de leveza deve-o à sua arquitectura celular estrutural, a qual consiste em 0,01% de sólido (cujo design foi elaborado à escala nano, micro e milimétrica) e por 99,99% de ar.

O segredo para o produzir, como conta o líder da investigação, Dr. Tobias Schaedler, consiste numa rede de tubos cilíndricos ocos e perfurados (hollow tubes) cuja espessura das paredes é cerca de 1000 vezes inferior à do cabelo humano.

O novo material antevê-se útil no âmbito dos eléctrodos de bateria, bem como em aplicações centradas na absorção de energia provenientente de choques, vibrações ou de natureza acústica.

Certo mesmo é que a arquitectura deste material confere-lhe um comportamento mecânico sem precedentes para um metal, sobretudo aos níveis da compressão e da absorção de energia.

Fonte: UC Irvine

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...