Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o preço do petróleo, comparando com outros fluidos

É um facto que a sociedade portuguesa é particularmente sensível ao preço do petróleo, ou melhor, ao preço final dos combustíveis.

Noutros países o cenário não deve diferir muito do que se veririca em Portugal, sobretudo porque na abse da questão está a subida pronunciada do preço do petróleo nos últimos anos.

Qualquer coisa como isto:


(Preço do petróleo light sweet em dólares por barril, no período 1994-2007)


Normalmente, o preço do petróleo é visto isoladamente e o critério de análise é meramente evolutivo. Torna-se, pois, interessante, transportar o preço do petróleo para uma base comparativa com outros fluidos comuns no dia-a-dia. Ao fazê-lo, poderemos perceber que o custo do petróleo é, contrariamente à percepção da sociedade, baixo. Água engarrafada e petróleo custam praticamente o mesmo por unidade de volume, o que difere são efectivamente as quantidades necessárias de um e outro no nosso quotidiano.

No gráfico abaixo, estão representados os custos de diferentes fluidos em dólares por mililitro. Da esquerda para a direita, estão representados os preços de: tinta preta de impressora da marca HP, sangue humano, Penicilina, um líquido refrigerante da marca 3M (3M PF-5030), a bebida vodka, a bebida RedBull, água engarrafada e por último petróleo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...