Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre plásticos que dobram por si através de tinta preta

-->

Investigadores da North Carolina State University desenvolveram uma forma montar objectos plásticos 3D através de padrões em 2D.

O processo começa pela impressão de linhas pretas nas zonas da folha plástica que se pretende dobrar, etapa esta que pode ser realizada por intermédio de uma impressora de jato de tinta convencional.

O plástico é então cortado na forma desejada e colocado debaixo de uma lâmpada quente. Uma vez que as linhas pretas impressa absorvem mais energia, o plástico dobra-se de acordo com essas linhas. Quando mais larga for a linha (mais tinta), maior a dobra.

Por intermédio de uma colocação apropriada de linhas pretas e da forma correcta da folha plástica, podem-se obter cubos, pirâmides e outras estruturas que se imagine.

Para além do cariz lúdico que esta descoberta tem, o Dr. Michael Dickey, co-autor da mesma, refere as potencialidades da mesma no âmbito da produção de embalagens e dos processos envolvidos.

Fica um video que exemplica esta descoberta.

Fonte: The Verge -->


-->

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...