Últimas

Search Suggest

Sobre a Coca-Cola no rumo de embalagens “verdes”

image
O grupo The Coca-Cola Company estabeleceu um acordo com três empresas líderes no âmbito da biotecnologia - Gevo Inc., Virent Energy Systems Inc. and Avantium -  com vista a acelerar o desenvolvimento de soluções comerciais para a próxima geração de embalagens feitas 100% a partir de matéria vegetal.

imageAtravés deste movimento, a Coca-Cola aponta no sentido das tecnologias de biorefinação que permitam produzir ácido tereftálico (TPA) o qual é um precursor (até 70%) do Politereftalato de etileno (PET).

A primeira geração de embalagens do tipo bio contava com um formulação 30% biológica por intermédio do Monoetileno glicol (MEG). Foi baptizada de PlantBottle foi
imageintroduzida em Dezembro de2009 pela  empresa e estima-se que em 2 anos tenha permitido poupar emissões de CO2 na ordem de 100 mil toneladas.

Na perspectiva do CEO de uma das empresas de biotecnologia parceiras – Gevo – “a Coca-Cola encontra-se em posição privilegiada para conduzir e influenciar uma mudança nas cadeias de abastecimentoimage de embalagens.”

Do ponto de vista tecnológico, crê-se que este investiento da Coca-Cola seja também uma resposta aos planos da PepsiCo de combinar processos químicos e biológicos no snetido de criar uma estrutura molecular idêntica à do PET.

A somar a estas parcerias, a Coca-Cola conta também com um recente acordo celebrado com a empresa H.J. Heinz Co que permitirá a esta empresa produzir comercializar ketchup em embalagens PlantBottle.

Fonte: Biorefining Magazine