Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o termo “stripping” (Definições)

 

 

Chama-se stripping ao processo de remoção de um soluto existente num solvente ou extracto. Geralmente o processo refere-se ao principal soluto presente.

Quando, por exemplo, uma extracção líquido-líquido é usada para fins de stripping, pode utilizar-se o termo back-extraction. Os termos back-washing e re-extraction não são de uso recomendado.

A recente aplicação de stripping selectivo a solutos como um método de separação gera uma certa confusão entre esse termo e scrubbing. Recomenda-se que o termo scrubbing se reserve para a operação de remoção de contaminantes (impurezas) de um extracto (onde o refinado é comummente reciclado à alimentação); e que o termos stripping  seja aplicado quando dois ou mais solutos são removidos sucessivamente de um extracto, geralmente com diferentes agentes de stripping, com vista à subsequente recuperação em separado dos mesmos para análise.

Fonte: IUPAC Gold Book

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...