Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a nova legislação europeia contra fosfatos em detergentes

Vista de satélite (2011) do lago Erie (EUA/Canadá), onde se verifica um crescimento descontrolado de algas como resultado da concentração de fostatos na água. Fonte: NASA



O Parlamento Europeu estabeleceu restrições à presença de fosfatos em produtos detergentes, cuja disseminação em meios aquosos provoca o crescimento de algas à custa da definhação de outras formas de vida aquática.

As restrições entrarão em vigor a 1 de Janeiro de 2017, e aplicar-se-ão aos casos em que existem alternativas técnicas e económica a esses detergentes na União Europeia.

Esta legislação harmonizará ao nível dos 27 países as medidas relativas a esta temática, visto que em alguns deles existem já limitações legais à presença de fosfatos nos detergentes, embora com valores limite díspares. Existem exemplos de regiões cujas medidas existentes são insuficientes para a manutenção da qualidade da água, de que são exemplo a bacia hidrográfica do Danúbio e o Mar Báltico.

A comissão europeia acompanhará junto da indústria o surgimento de alternativas aos detergentes contendo valores excessivos de fostatos, e procurará clarificar a viabilidade da entrada em prática da nova legislação à data do início de 2017.

Fonte: Comissão Europeia

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...