Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a anormal expansão de 9% (volume) da água quando congela


"Ao congelar, a maior parte dos materiais sofre um incremento de densidade devido ao decréscimo de volume. Uma excepção a este comportamento é a água, que ao congelar sofre um anormal aumento de 9% em volume.

O que explica este comportamento atípico é o facto de a água ter, no estado líquido, uma densidade comparativamente baixa devido às ligações do tipo pontes de hidrogénio, que a dotam de uma estrutura relativamente aberta.

A manifestação deste comportamento da água explica variados fenómenos naturais ou tecnológicos, como por exemplo o facto de os icebergs flutuarem, o motivo pelo qual se adiciona anticongelante no sistema de arrefecimento de veículos (para evitar que o motor rache) e porque motivo o congelamento de rochas pode levar a que estas se quebrem em pedaços."

Fonte: Fundamentals of Materials Science and Engineering: An Integrated Approach, por William D. Callister, David G. Rethwisch

O vídeo abaixo exemplifica a força do efeito de expansão de volume por congelamento da água, em tubagens concebidas para aguentar pressões superiores à pressão atmosférica.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...