Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a interdependência no consumo de água e energia



O editorial da revista Chemical Engineering da Outubro de 2012, assinado por Rebekkah Marshall, aborda um assunto importante: a interdependência entre o consumo de água e energia, a qual nem sempre é percepcionada no contexto de políticas de poupança de água.

  • De 1972 para cá, o desafio associado à utilização de água, passou da libertação de substâncias tóxicas para a minimização do consumo desde recurso.
  • O consumo de água e energia é interdependente: quanto mais água se consome, mais energia é necessária e vice-versa. Exemplo: aproximadamente 4% do consumo elétrico dos EUA destina-se à deslocação e tratamento de água e efluentes residuais. Por outro lado, são necessários cerca 11 a 23 metros cúbicos de água por ano para manter ligada uma lâmpada incandescente de 60W durante 12 horas por dia.
  • Por este motivo, quanto se estabelece como o objectivo a poupança de água, em causa está igualmente uma inevitável poupança de energia, o que reforça a importância deste objectivo.
  • Algumas das tecnologias ditas alternativas (de natureza bio) são altamente consumidoras de água, sendo este um aspecto fulcral a optimizar para que tais tecnologias possam afirmar-se num contexto em que a disponibilidade de água tem vindo a decrescer significativamente. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...