Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a parceria entre BASF e Purac para produção de ácido sucínico


A notícia aqui apresentada revela-se particularmente interessante se considerada à luz do post Sobre as atuais moléculas-chave da indústria química e as do futuro, onde se listam os futuros compostos 'verdes' que poderão vir a afirmar-se como alternativas a soluções petrodependentes.

Esta notícia comprova as movimentações na indústria química com vista à  produção dessas moléculas alternativas, um sinal de que está mesmo em curso o processo de viragem para a química verde prevista por muitos.
*     *     *
     

A BASF e a Purac (detida pela CSM) estabeleceram uma parceria do tipo joint venture para a produção e comercialização do ácido sucínico, um compostos com potencialidades de constituir uma química verde não dependente do petróleo. A imagem abaixo mostra a diversidade de compostos que se podem obter tendo o ácido sucínico como ponto de partida.

A parceria agora anunciada surge no seguimento da investigação conjunta levada a cabo por ambas as empresas desde 2009, conjugando conhecimentos de fermentação (CSM) com os conhecimentos processuais de downstream (BASF).

O processo centra-se da síntese bacteriana (Basfia succiniciproducens) do ácido sucínico, a qual torna todo o processo verde e ecologicamente atractivo.

Esta decisão é acompanhada pela antevisão de um grande crescimento da procura por este composto nos próximos anos, pressionada por áreas como os bioplásticos, intermediários químicos, solventes, poliuretanos e plastificantes.

A fábrica da Purac em Montmélo (Barcelona), que possui valências ao nível da fermentação, encontra-se em processo de modificação para poder passar a produzir ácido sucínico a partir do fim de 2013. A capacidade de produção anual prevista situa-se nas 10 mil toneladas (métricas), o que garantirá liderança na oferta mundial deste composto a estas empresas.

Fonte: ChemEurope

Compostos deriváveis a partir de Ácido Sucínico Fonte: C&En

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...