Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Branco Weiss, professor e eng. químico, que deixou 80 M€ de herança à Escola Politécnica de Zurique



"Um mecenas suíço, falecido em 2010, deixou 100 milhões de francos suíços (80 milhões de euros) para a promoção dos jovens pesquisadores da Escola Politécnica de Zurique (EPFZ). Segundo a EPFZ, o mecenas é Branco Weiss, engenheiro químico e ex-professor do instituto.

O fundo permitirá sustentar financeiramente pesquisadores de todo o mundo que tenham acabado de obter o título de doutor. De acordo com a EPFZ, este fundo permitirá "descobrir novos domínios de pesquisa" e "jovens cientistas" com capacidade para fazer contribuições.

Weiss nasceu na Croácia, mas abandonou o país em 1943. Posteriormente estudou engenharia química na EPFZ, onde depois se tornou professor. Nesta instituição já havia financiado a construção de um laboratório ultramoderno em 2008, que foi batizado com seu nome.

Pouco antes de sua morte, em 2010, uma publicação suíça havia estimado a fortuna de Weiss (adquirida com o desenvolvimento de tecnologia avançada) em entre 500 e 600 milhões de francos suíços."

Fonte: Terra Brasil

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...