Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os zeólitos (3/3)

Esta é a terceira e última parte da publicação dedicada ao tema dos zeólitos. Na primeira parte apresentou-se estes materiais. Na segunda parte assinalou-se com exemplos a investigação que estes materiais têm despoletado, sendo agora este texto final dedicado a alguns exemplos de atuais aplicações comerciais dos zeólitos.

*     *     *

Pese embora o seu grande uso na indústria química, longe dos utilizadores finais dos produtos, é curioso como os zeólitos estão presentes nas casas de muitas pessoas em virtude das suas propriedades absorvente e adsorventes.

Assim, encontramos os zeólitos como agentes de contenção de odores existentes em frigoríficos ou carpetes, mas também os encontramos na chamada "areia" que serve de wc a animais domésticos (sobretudo gatos), onde a sua função absorvente e adsorvente é extremamente apropriada para lidar com os excrementos dos animais, assim como respectivo odor.

A "areia" para animais domésticos pode conter zeólitos 
capazes  de absorver líquidos e remover odores indesejáveis. [1]


Uma outra aplicação interessante é o recurso a zeólitos em pisciculturas, como filtro de remoção de amónia. A capacidade de fazer baixar a concentração de amónia da água evita a morte por intoxicação de muitas espécies de peixes, sobretudo exóticos, em que a amónia é expelida como resíduo metabólico.


Tanques de piscicultura [2]


Também em culturas de hidroponia encontramos zeólitos associados a meios de crescimento, onde a capacidade de captar oxigénio e de absorver água permitem exponenciar essas culturas e evitar o apodrecimento precoce de raízes.

Aquacultura (hidroponia)  [3]

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...