Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as primeiras teses de doutoramento realizadas ao abrigo do programa EngIQ





No dia 12/04/2013 foram defendidas as primeiras provas de doutoramento ao abrigo do Programa Doutoral em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (EngIQ), uma iniciativa lançada no âmbito da Associação das Indústrias da Petroquímica e Refinação (AIPQR) que promove de forma inédita em Portugal a ligação entre o mundo académico e o das empresas.

As teses defendidas constituem as primeiras concretizações de um esforço de colaboração envolvendo as maiores empresas nacionais deste sector, reunidas na AIPQR, e as cinco maiores universidades portuguesas que incluem as áreas da engenharia química, da refinação e da petroquímica nos seus estudos.

Esta colaboração, essencial para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia, veio permitir o fortalecimento da competitividade das empresas, da capacidade de investigação aplicada das universidades e da economia nacional.



Programa de doutoramentos EngIQ:

Este programa doutoral em ambiente empresarial é o resultado da colaboração estreita entre a AIPQR, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, sendo da responsabilidade académica conjunta destas cinco instituições universitárias.
O EngIQ lançado em 2009, materializa as intenções da Galp Energia de construir um vínculo cada vez mais forte às universidades de Portugal, ao mesmo tempo que preenche uma lacuna existente com a criação de conhecimento em áreas tão específicas, como a refinação.




TEMAS


      1. Projeto de desenvolvimento de processo para converter gasolina em gasóleo

Face à crescente procura de gasóleo no mercado europeu em detrimento da gasolina, a Galp Energia incentivou a investigação de um processo capaz de converter gasolina em gasóleo. Assim, a primeira tese a ser defendida consistiu no desenvolvimento e respetivo teste de catalisadores para a reação de oligomerização de gasolina (moléculas C5-C6) provenientes do FCC, unidade de produção de gasolina, para produzir destilados médios (gasóleos). Caso o teste piloto tenha resultados positivos e a sua operacionalização em grande escala se revele rentável, a Galp Energia poderá equacionar a implementação desta solução.

A tese, intitulada Estudos de Cinética e Projeto de Reatores para a Oligomerização de Olefinas C4-C6, será defendida pela sua autora Anabela Luis Coelho e foi desenvolvida no Instituto Superior Técnico (IST), sob a supervisão dos professores Maria Amélia Almeida Lemos e Francisco Silva Lemos, e em colaboração com a refinaria da Galp Energia em Sines, e dos colaboradores da Galp Energia, José Roque e Gonçalo Caeiro.

      2.Projeto de otimização da unidade Parex

O projeto, Otimização da Unidade Parex da Refinaria de Matosinhos para a Separação de paraxileno, visa o aumento da produção deste aromático, o de maior valorização comercial, matéria prima para a produção de plásticos PET e outras fibras sintéticas.

A tese será defendida pela sua autora, Marta Sofia Paulo da Silva e foi desenvolvida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a supervisão do professor Alírio Rodrigues da FEUP e do professor José Paulo Mota da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Contou ainda com a colaboração da refinaria de Matosinhos e de Rita Monteiro Santos, colaboradora da Galp Energia.

Fonte: Galp

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...