Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o papel das PME no setor do petrolífero, no Brasil





"O Ministério de Minas e Energia (Brasil) tem procurado olhar com mais atenção para a atuação das PMEs no setor. Em fevereiro deste ano, o governo publicou uma série de diretrizes para aumentar a participação deste grupo nas atividades de exploração e desenvolvimento de produção de petróleo e gás natural. Entre as principais medidas estão a realização de rodadas de licitações anuais pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com oferta de blocos em bacias maduras e de áreas inativas com acumulações marginais.

“Hoje no Brasil existe uma grande concentração nas mãos das grandes empresas. O que o governo não percebeu é que fica, como gosto de chamar, uma porosidade que seria melhor atendida pelas médias e pequenas. Poderíamos ter inúmeros produtores. Uma alternativa seria nos aproximar do modelo americano. Lá existem inúmeras empresas familiares que exploram petróleo. Basta ter uma fazenda e explorar. Pode produzir um, dois, dez barris de petróleo. Mas ao somar tudo, aumenta a capacidade de produção”, analisa Queiroz (superintendente da RedePetro Bahia), considerando este modelo inviável atualmente. “Vivemos de uma política concentradora”, completa.

A prova da capacidade de exploração das pequenas e médias é que 40% da produção norte-americana é proveniente das PMEs. Além da possibilidade deste grupo atuar como potenciais fornecedores nos próximos anos, Queiroz vislumbra outros papeis fundamentais desempenhados por este grupo."

Fonte: IG

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...