Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as baterias de lítio e o motivo de perderem capacidade de armazenamento




[1]
Capacidade de armazenamento do lítio versus
 a sua associação com enxofre.


"As baterias de lítio podem ser encontradas numa grande variedade de equipamentos eletrônicos, desde os telefones móveis, aos portáteis e câmeras digitais. Em verdade, a grande maioria dos equipamentos electrónicos funciona com baterias de lítio.

O carregamento de energia em baterias de lítio é conseguido pela mudança de estrutura físico-química dos eléctrodos que constituem a bateria. Só que a repetitiva mudança de volume trás consigo a fractura das partículas dos eléctrodos, fazendo com que se desintegrem e deixem de contactar com o circuito eléctrico. O resultado final é a redução de capacidade e consequentemente do tempo de vida das baterias.

Tem havido investigação sobre esta problemática, tanto na tentativa de se obter melhoradas ligas de lítio (associando-o a outros materiais como o enxofre) e expandindo assim a capacidade de armazenamento de energia por unidade de volume e massa. Esta solução tornaria as baterias mais potentes.

Recentemente, Martin Ebner, do Laboratory for Nanoelectronics, ETH Zurich, aplicou tomografia de raio-x aos eléctrodos e gravou um vídeo 3D que regista a fractura das partículas dos eléctrodos das baterias de lítio."

Fonte: ChemEurope


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...