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Sobre o número de cetano de um combustível diesel

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"O número de cetano (NC) é um indicador da qualidade de ignição de um combustível diesel, e mede a rapidez com que este combustível entra em ignição a uma dada pressão e temperatura.

Quanto maior o NC de um combustível, menor é atraso entre a sua injeção e o início da combustão. Refere-se também que quando o NC é elevado, se registam melhorias no arranque a frio de um motor, na emissão de fumo branco, na magnitude do ruído de funcionamento do motor, e nas emissões de gases (CO) e partículas.

O NC é determinado com recurso a dois padrões: o n-cetano, a que se atribui o valor 100 por definição, e o heptametilnonano, com o valor de 15. Estes dois padrões exibem rapidez de ignição distintas, sendo o n-cetano muito rápido." [1]


Como medir experimentalmente o NC?

Existe um método padrão para a quantificação experimental do NC de um combutível. Dá pela designação de ASTM D613-10ae1, e especifica como se deve proceder para fazer a determinação de um NC. Em linhas gerais, o teste é realizado num motor diesel (em que a ignição é provocada pela compressão de ar) a funcionar a velocidade constante.



Como calcular o NC?

Existem correlações que substituem a medição experimental, e que permitem calcular o número de cetano a partir de 3 váriáveis: o grau API do combustível, a temperatura de ebulição a que 50% do combustível se evapora (mid-boiling point), e a sua densidade.


[2]

1 comentários:

Lucas Oliveira disse...

Excelente, explicou direito!

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