Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a primeira unidade americana de captura de dióxido de carbono gasoso




Nos EUA, é notícia o início da operação daquela que é a primeira unidade nesse país vocacionada para a captura de dióxido de carbono gasoso,  projecto da empresa Skyonic, com sede no Texas.

Ao contrário do que é usualmente discutido a respeito da captura de CO2 em termos da sua possível injeção em formações geológicas que funcionem como reservatórios, a fábrica da Skyonic servir-se-á deste gás como matéria-prima para a produção de dois compostos inorgânicos: bicarbonato de sódio e ácido clorídrico.

A nova unidade da Skyonic situar-se-á nas imediações de uma fábrica de produção de cimento, a Capitol Aggregates, e recolherá CO2 residual gerado por esta fábrica, estimando-se que evite o lançamento na atmosfera de cerca de 300 mil toneladas de CO2 por ano. A receita gerada com a produção dos compostos inorgânicos é esperada que pague o investimento em cerca de 4 anos.

Em virtude de ter o condão de reduzir as emissões de carbono, esta tecnologia encontra adeptos no setor da produção de energia, altamente poluidor a este nível. Empresas como a petrolífera canadiana Cenovus Energy, a ConocoPhillips e a BP Ventures investiram um total de 128 milhões de dólares, fundos que muito contribuíram para que tenha sido possível colocar em funcionamento a primeira fábrica da Skyonic.

O processo da Skyonic encontra-se patenteado, podendo a patente ser consultada aqui.

Fonte: ChEnected , Skyonic

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...