Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as alergias provocadas por metilisotiazolinona em formulações de cosmética



metilisotiazolinona (MIT)


A molécula conhecida como metilisotiazolinona (MIT) é um composto que desde 2006 viu a concentração máxima permitida ser aumentada em produtos cosméticos e de higiene. A função do MIT é a de biocida, atuando na prevenção do crescimento de colónias de bactérias e leveduras.


Embora seja seguro e não apresente toxicidade, a alteração da legislação concedendo maiores concentrações deste produto conduziu ao aparecimetno de um surto de alergias. Segundo os dermatologistas, o MIT apenas perde para o níquel em propensão para provocar alergias.

A Cosmetics Europe conduziu uma investigação sobre o assunto e encontrou evidências que sugerem a relação entre o MIT e as manifestações alérgicas. Daqui resulta o veredicto de que será necessário reduzir as concentrações deste composto nas formulações.

Inicialmente o MIT era misturado com metilcloroisotiazolinona (MCI) em proporções de 3:1, mas suspeitas de que o MCI provocaria alergias fizeram com que alguns fabricantes tenham passado a usar o MIT exclusivamente.

Na altura em que o MIT era misturado com MCI, a concentração habitual era 4 ppm, mas com a alteração da legislação europeia, o teto máximo permitido passou para 100 ppm.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...