Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre reciclagem de água proveniente da lavagem de azeitonas através de microalgas



"São precisos cerca de 50 litros de água potável para limpar 100 kg de azeitonas antes que possam ser transformadas em azeite. A água fica carregado de poluentes e precisa de um tratamento demorado, complexo e caro.

Mas agora os investigadores querem limpar a água de uma forma ecológica usando microalgas.

Para Benito Mogedas, engenheiro químico do grupo Biot: “As microalgas assimilam alguns dos poluentes presentes nas águas residuais para absorver nutrientes durante a fotossíntese; substâncias como nitratos, fosfatos ou compostos fenólicos. As microalgas limpam as águas residuais de forma biológica”.

Os cientistas criaram umas instalações piloto, numa cooperativa agrícola na província de Córdoba. A iniciativa faz parte de um projeto de investigação da União Europeia.

Segundo Antonia María Lorenzo López, engenheira química da Bioazul: “90% de toda a água usada em lagares de azeite é para lavar as azeitonas. O nosso objetivo é reciclar e reutilizadar cada gota para a lavagem, em tempo real.” "

Fonte: Euronews

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...