Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre uma descoberta capaz de fazer baixar o preço dos paineis de fotovoltaicos, e o custo da energia solar



Uma investigação da Universidade de Liverpool conduziu à descoberta de que o composto cloreto de cádmio, decisivo na tecnologia fotovoltaica, pode ser substituído por cloreto de magnésio. O impacto de uma eventual substituição do primeiro pelo segundo poderá representar uma redução de custo de produção, sem prejuízos de eficiência.

Para isto note-se que o custo de por grama do cloreto de cádmio é de 0.3 dólares, enquanto que a mesma quantidade de cloreto de magnésio se cifra nos 0.001 dólares. A grande vantagem do cloreto de magnésio é que pode ser obtido a partir da água do mar, sendo utilizado presentemente em produtos como o tofu, sais de banho ou produtos anticongelantes. Soma ao menor custo o facto de não ser tóxico, o que constitui mais um factor de diferenciador relativamente ao cloreto de cádmio, o qual exibe grande toxicidade.

Os paineis de cloreto de cádmio não eram até aqui os mais baratos, perdendo em preço para os paineis contendo finas camadas de telureto de cádmio. Acontece que com telureto a conversão de luz solar em energia é de apenas 2% enquanto que com o cloreto de cádmio a conversão atinge os 15%. A investigação da Universidade de Liverpool mostra que a mesma taxa de conversão é atingida  com o cloreto de magnésio.


Fonte: Chem Europe

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...