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Sobre o regulamento europeu REACH e um exemplo de inovação induzida por este


"É uma novidade para o Reino Unido. Esta empresa vende fitas adesivas em PVC feitas de ftalatos, substâncias adicionadas aos plásticos para os tornar mais flexíveis, duráveis ​​ou transparentes. Ao ver que o sistema REACH pode proibir a sua utilização o empresário Andy Douglas viu uma boa oportunidade: “Tinha de me certificar que se substituísse os ftalatos, os estava a substituir por algo que tivesse um futuro longo e sustentável. Não havia lógica em usar outro tipo de ftalato ou outro produto que pudesse ter o mesmo tipo de questões para a saúde. Então, usei o REACH para me orientar nesta questão”.

Estes produtos utilizados em escolas ou hospitais têm a vantagem de ser muito pegajosos e cumprem bem a sua função. Outra vantagem competitiva é o preço. As fitas não são mais caras do que a concorrência, o que aumentou as vendas deste pequeno negócio. “A introdução deste produto significou que tivemos de contratar mais sete funcionários, para a distribuição e fabricação do produto… O volume de negócios aumentou 20%, o que em termos monetários representa um milhão de libras por ano”, acrescentou Andy Douglas."