Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Indústria do Fósforo



O Marrocos tem as maiores reservas de Fósforo (sob a forma de ortofosfato de cálcio em "Rochas Fosfáticas") e é o maior exportador de Rocha Fosfática do mundo.

A China recentemente ultrapassou os Estados Unidos da América como maior minerador de Rocha Fosfática e seu maior "transformador".

Rochas fosfáticas são transformadas em concentrados fosfáticos de alto teor de PO (normalmente maior que 20%, até perto de 40% em PO5). Os concentrados fosfáticos são as matérias primas para o SSP (Superfosfato Simples), o TSP (Superfosfato Triplo) e H3PO4 (Ácido Fosfórico).

O SSP é a reação do concentrado fosfático com Ácido Sulfúrico (HSO4), em meio "pastoso".
O H3PO4 é fruto da reação do concentrado fosfático com Ácido Sulfúrico, mas em meio líquido, com precipitação de Gesso (Sulfato de Cálcio, CaSO4).

A Indústria do Ácido Fosfórico envolve a produção de mais de 40 milhões toneladas de PO5 de Ácido Fosfórico (em vários graus de pureza) sendo os maiores produtores a China, os EUA, o Marrocos, a Índia, a Rússia e o Brasil.

O Ácido Fosfórico é utilizado para produzir MAP (Fosfato de Mono Amônio), DAP (Fosfato de Di Amônio) e o TSP (feito de H3PO4 reagido com o concentrado fosfático).

Ainda hoje os grande centros produtores e exportadores do Ácido Fosfórico são a Flórida (no Sul dos EUA) e o Norte da África (além do Marrocos, a Tunísia sempre teve uma indústria pujante no setor) e o Oriente Médio.


Autor: Roberto Cerqueira

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...