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Sobre a perspectiva de motores a gás natural e gasóleo no transporte naval



"Será que o gás natural se pode transformar no combustível que alimenta os motores dos navios de cruzeiro e de mercadorias? Quais são as vantagens e os inconvenientes?

Neste centro de investigação, em Copenhaga, na Dinamarca, está a ser desenvolvido um motor único. Alimentado com gasóleo e gás natural liquefeito (GNL), o motor foi desenhado para reduzir as emissões de gases como o dióxido de carbono e o óxido de nitrogénio. Para os cientistas que trabalham neste projeto europeu, as diferenças operacionais entre este motor e um convencional são muito poucas.
(...)

Michael Johnsen Kryger, engenheiro, MAN Diesel & Turbo:

“- O gás está a uma pressão de cerca de 300 bars. Temos um sistema de parede dupla que consiste num cilindro interior e num cilindro exterior. O cilindro exterior é ventilado e nós monitorizamos o fluxo, monitorizamos o gás para ver se há alguma fuga no sistema.”
(...)

Peter Andersson, United European Car Carriers:

“- Temos de pensar a longo prazo. Temos um navio que vai operar 25, 30 anos. E nesta eco-zona vamos deixar de poder queimar combustível com alto teor de enxofre, por isso é uma situação em que todos ficam a ganhar.”

Os cientistas olham agora em frente. A tecnologia já permite lançar no mercado motores alimentados exclusivamente a GNL. Mas faltam as infraestruturas e uma cadeia produtiva.

Lars R. Juliussen, coordenador do projeto Helios:

“- Temos que esperar por sistemas de armazenamento e fornecimento disponíveis em larga escala para o GNL. Quando isso acontecer, quando existir um abastecimento seguro e uma estrutura de preços igualmente segura e fiável, então as pessoas vão querer avançar para uma situação que é 100% gás.”

99% dos navios comerciais estão equipados com motores a gasóleo. O potencial de mercado para este motor é, por isso, enorme."

Fonte: Euronews