Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre um plástico biodegradável português feito com amido de milho e óleos vegetais



"Chama-se agrobiofilm e é um polímero biodegradável parecido com o plástico, mas é feito com amido de milho e outros óleos vegetais. E é português.

Carlos Rodrigues, da Silvex, empresa que faz parte do consórcio que investigou o material, explica que ele “tem as mesmas características mecânicas do plástico, cumpre as mesmas funções do plástico… de polietileno, pode ser aplicado no solo com as mesmas alfaias do que o polietileno, mas é feito de fontes renováveis e não de petróleo”.

No final do ciclo da cultura, o agrobiofilm pode ser enterrado e assimilado pelos microrganismos.

O projeto levou três anos a ser preparado e incluiu o trabalho de quatro universidades. “Com esta [complexidade] é o único no mundo”, explica Carlos Rodrigues ao Green Savers.

Com um período de vida muito curto, o agrobiofilm permite uma colheita mecânica quase sem riscos de aparecerem materiais estranhos junto dos vegetais. No caso da Monliz, que utiliza o agrobiofilm, junto do pimento. “Temos uma produção de boa qualidade, tal como o polietileno, mas com fatores de produção mais amigos do ambiente”, explica Tiago Santos, da Monliz.


Conclusão: o polietileno tradicional, como não é biodegradável, obriga o agricultor, no final da campanha, a ir ao campo retirá-lo, com a mão-de-obra e custos acrescidos. Com o agrobiofilm, esta necessidade acabou."

Fonte: Revista Port


* * *


Silvex, Indústria de Plásticos e Papéis, SA (SVX) – Portugal - Fundada em 1968, iniciou actividade com a importação e comercialização de máquinas de etiquetar películas aderentes, alumínios e etiquetas para as primeiras grandes superfícies de Portugal.O projecto industrial consolidou-se e alargaram as áreas de negócio. Hoje, produz e comercializa uma vasta gama de produtos para protecção e conservação, sendo a capacidade de inovação uma das vantagens competitivas. Cada casa portuguesa tem pelo menos um produto Silvex.

Com capital 100% português, dispõe de uma fábrica em Benavente onde trabalham mais de 200 colaboradores, dos quais 13 são portadores de deficiência. Pelo emprego directo e indirecto gerado, é um dos maiores empregadores do Concelho de Santarém.

Líder de mercado nas marcas de distribuição concorre em diversos segmentos de mercado competindo com diversas multinacionais de renome internacional a operar em Portugal.

Do ponto de vista técnico, a Silvex irá contribuir com o seu conhecimento em tarefas relacionadas com a produção de inovadores mulch films biodegradáveis. Coordena o projecto, sendo responsável pela exploração e disseminação dos resultados. Está estrategicamente interessada em seguir de perto a investigação e desenvolvimento de novos produtos destinados ao mercado Ibérico.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...