Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a importância da desidratação no contexto da preservação de alimentos




"   O terceiro método importante para a conservação de alimentos é a desidratação, que apresenta, em relação ao enlatamento e à refrigeração, a grande vantagem de não só conservar os alimentos por longos períodos, mas de reduzir-lhes notavelmente o seu volume e peso, de modo a facilitar a armazenagem e o transporte.

O fundamento da desidratação é a extração de água na própria origem, imediatamente a seguir à colheita. Sem o concurso da humidade, os processos químicos e bacteriológicos que nós designamos por deterioração não se realizam.

A água é adicionada novamente, antes do uso, restituindo aos alimentos as suas características iniciais. As vantagens do processo tornaram-se familiares durante a guerra quando os alimentos desidratados pouparam milhões de toneladas de transportes e desempenharam um papel importante na manutenção de nações e seus exércitos. Desde que estejam protegidos contra a humidade, os alimentos desidratados não exigem, normalmente, recipientes especiais.

A quantidade de água que existe nos nossos alimentos habituais é enorme. Um navio transportando fruta e batatas, carrega cerca de oito mil toneladas de água e menos de duas mil toneladas de hidratos de carbono e outros produtos químicos. A é o único "alimento" disponível em quantidades quase ilimitadas por toda a parte, e parece anti-económico transportá-la de um lado para o outro.   "

Fonte: A Ciência ao Serviço da Indústria - A.M.Low (Livro)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...