Últimas

Search Suggest

Sobre a proposta pedagógica de ensinar a crianças a tabela periódica, fazendo-a passar por batalha naval




Por vezes, quando se fala de criatividade e empreendedorismo, pensamos em propostas altamente complexas e dependentes de tecnologia, sonegando que de pequenas coisas também se faz o mundo. Por outro lado, também se tende a esquecer que a criatividade e empreendedorismo ultrapassam os limites da economia ou indústria, podendo aplicar-se, por exemplo, à educação.

A este respeito, é notícia a criativa e lúdica proposta de ensino de química proposta por Karyn Tripp, uma antiga professora de economia que abandou a profissão para se dedicar ao ensino dos seus filhos, tornando-se desde então uma autodidata e influenciadora do ensino de crianças com vários livros e conceitos publicados.

Fazendo uma leitura completamente out of the box da abordagem à tabela periódica, Tripp propõe que se promova a aproximação das crianças à química incorporando a tabela periódica na lógica do jogo batalha naval, ou seja, fazendo passar a tabela periódica por um jogo de batalha naval.

Através de folhas descartáveis contendo a impressão da tabela periódica, crianças de oito anos desenham as "embarcações" usando os blocos/células da própria tabela (os elementos químicos), e utilizam os nomes dos elementos como indicação do "tiro" que pretendem dar. A prazo, isto conduz à apreensão sem esforço da variedade e posição dos diferentes elementos químicos.

Precisamos, na química e na engenharia, de conceitos pedagógicos assim, que tornem divertidas, naturais e simplificadas as aprendizagens de conteúdos técnicos complexos e abrangentes.