Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o 6º aniversário do projeto Blogue Engenharia Química - Editorial (Fevereiro 2016)

A 26 de Fevereiro de 2010, o Blogue Engenharia Química (BEQ) dava os primeiros passos através da publicação do primeiro texto, intitulado: Sobre o nascimento da Engenharia Química, o qual, neste sexto aniversário do BEQ vale a pena ser revisitado. Volvidos 6 anos e, com eles, 903 publicações, o BEQ é hoje um projeto consolidado que encontrou o seu espaço e o seu público, e que regista uma tendência de crescimento ao nível da página mãe - o blogue propriamente dito - como também na principal rede social onde o BEQ se faz representar - a página BEQ no Facebook.


Tendo nascido totalmente lusitano, o BEQ é hoje um projeto aberto ao mundo, nomeadamente aos países de língua portuguesa. Esta abertura pode ser comprovada nas estatísticas que abaixo são partilhadas, onde se pode verificar como o principal fluxo de visitas se situa no eixo Portugal-Brasil, com Angola também a aparecer, permitindo a formação de um triângulo intercontinental de disseminação e copromoção da engenharia química em língua portuguesa.


Ao nível do conteúdo, o BEQ tem sido fiel a critérios editorais de pertinência e preservação da seriedade temática desta área, evitando acima de tudo publicações excessivamente superficiais, cómicas, e sectárias, que colocam a engenharia química (e a química) mais ao nível do entretenimento do que da ciência, técnica, economia, e/ou política. As 10 categorias temáticas que contam com mais publicações são as seguintes:

Para além disso, o BEQ destaca-se também pela ousada proposta de constituir um Mapa da Indústria que liste e identifique as principais unidades produtivas da indústria química (e relacioandas) no território da lusofonia (com algumas exceções estrangeiras). Trata-se de uma proposta ainda em construção, e para a qual as os contributos de leitores são altamente bem-vindos no sentido de se agilizar o processo de investigação e constituição da base de dados.

Por tudo isto, e muito mais que certamente fica por referir, o BEQ contratula-se de estar bem vivo neste seu 6º aniversário, e agradece a todos por acreditarem no projeto e fazerem parte dele desse lado.

Muito obrigado.

(editor e fundador do BEQ)




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...