Últimas

Search Suggest

Sobre a produção de madeira transparente, por investigadores da sueca KTH Royal Institute of Technology




Num muito interessante estudo publicado na revista BioMacromolecules, investigadores da instituição sueca KTH Royal Institute of Technology, comunicaram a transformação de madeira de balsa (Ochroma pyramidale) num material opticamente transparente que mantém a sua natureza e estrutura celulósica, isto é, continua a ser considerado madeira.

Muito sumariamente, a proeza é conseguida pela remoção de lenhina, a qual se sabe conferir cor castanha à madeira (devido aos grupos fenólicos, ver Figure 1). Este passo cria nanoporos na parede celular (ver Figure 1), originando um template que pode depois ser preenchido por uma solução prepolimerizada de metil metacrilato (MMA) com um índice de refração controlado (ver Figure 2).

Pelo casamento da madeira com o MMA conseguem-se sinergias positivas, tais como a possibilidade de modificar as propriedades óticas da madeira através da % de celulose no material, a preservação das propriedades mecânicas esperadas na madeira, e ainda a menor densidade do material face a outros também transparentes, desde logo o vidro. Entre outros, esta nova família de materiais poderá encontrar aplicações no âmbito da energia solar, e no setor da construção.

O estudo é assinado pelos investigadores Yuanyuan Li, Qiliang Fu, Shun Yu, Min Yan, e Lars Berglund, pertencentes ao Department of Fiber and Polymer Technology e do School of Information and Communication Technology, da referida instituição sueca.