Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as principais tendências e temas de investigação em Engª Química, no ano de 2015



Não é fácil sistematizar uma área de conhecimento tão ampla e volumosa como a engenharia química. Porém, se não o tentarmos fazer arriscaremos perder a chance de perceber onde estamos e para onde caminhamos ou, por outras palavras, percepcionar que problemas estão a ter mais impacto na comunidade cientíveis e quais as soluções que estão a ser propostas e pensadas para estes.

Através de uma análise aos artigos que constam no Top 25 Hottest Articles para a área da engª química (ranking promovido pelo motor de busca científico Science Direct), o BEQ compilou e sistematizou a informação no sentido de descobrir as tendências e temas que mais impacto tiveram, no ramo da engenharia química, no ano de 2015.

Triando os 46 trabalhos que foram compilados a partir dos rankings trimestrais do ano de 2015, o primeiro esforço foi o de os catalogar por áreas globais. Foi possível atribuir cada trabalho a pelo menos uma de quatro grandes áreas: Saúde, Materiais, Energia, Ambiente. Com isto, conseguiu-se determinar que 35% das publicações compiladas pertence à área global de Materiais, 30% a Saúde, 24% a Energia, e 10% a Ambiente. Assim, tornou-se visível que cerca de 2/3 da investigação com mais impacto esteve ligada a duas grandes áreas apenas: Materiais e Saúde. 

De facto, a maioria dos trabalhos analisados consegue pertencer a mais do que uma área, motivo pelo qual se apresenta baixo uma desconstrução das percentagens globais por área em termos das interseções temáticas dos trabalhos. A complexidade aumenta e torna-se patente o modo abrangente como a área global dos Materiais consegue interligar-se de modo privilegiado com as demais (Saúde, Ambiente e Energia). De entre esta interligação, destaque para a forte interseção entre Materiais e Saúde, as qual vale 13% do total de publicações do ranking. 


Olhando em mais detalhe para estas quatro grandes Áreas, é possível identificar os temas específicos que caracterizam os trabalhos pertencentes a uma das áreas. Sobre estes falaremos numa publicação que se seguirá a esta. Se tiver curiosidade, a infografia acima lista algumas dos temas específicos dos trabalhos encontrados em cada uma das áreas globais.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...