Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a pertinente e acidental descoberta de como produzir cataliticamente etanol a partir de CO2 com ajuda de uma pequena tensão elétrica (vídeo)



Um grupo de cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge, pertencente ao Departamento norte-americano de Energia, no Tennessee, desenvolveu um processo eletroquímico que [transforma] CO2 em [etanol].

A ideia tinha como finalidade mudar a estrutura molecular do CO2 e transformá-la em Metanol. Mas um súbdito "erro" de conjugação eletroquímica deu origem a uma substância muito mais enriquecedora: o etanol.

Os cientistas [Yang Song, Dale Hensley, e Adam Rondinone] do Departamento de Energia de Oak Ridge desenvolveram um processo eletroquímico que utiliza pequenos picos de carbono e cobre para transformar CO2 em combustível. A equipa usou um catalisador de carbono, cobre e nitrogénio e uma pequena tensão elétrica para desencadear uma reação química complicada que basicamente inverte o processo de combustão.

Com a ajuda de um catalisador - e aplicada uma tensão de 1,5 volts -, a solução de dióxido de carbono, previamente dissolvida na água, transforma-se em Etanol. 

Fonte: RTP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...