Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a pervaporação: em que consiste, e como pode simplificar a vida em algumas separações de misturas líquidas


 * * *

A pervaporação é um processo à base de membranas que permite separar misturas binárias ou multicomponente, como por exemplo a desidratação de solventes líquidos.

O seu nome resulta de combinação de fenómenos necessários: permeação (dos componentes através da membrana), e evaporação (passagem para a fase de permeado, gasosa, ao transpor a membrana).

A membrana atua como uma barreira seletiva entre as duas fases, de um lado o líquido contendo os componentes a separar, do outro a fase gasosa do permeado. De salientar também que, nesta tecnologia, a separação baseia-se na diferença de velocidades de transporte dos diferentes componentes da mistura através da membrana, e não em aspetos termodinâmicos como equilíbrio ou diferenças de volatilidade. Consequentemente, a pervaporação consegue separar com relativa facilidade misturas que, por destilação, devido à formação de azéotropos, levantam grandes desafios técnicos.

Fonte: GFT Membrane Systems GmbH




 * * *

Exemplos de trabalhos de investigação em pervaporação:





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...