Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre pensos de baixo custo capazes de medir e sinalizar os níveis de transpiração humana




Investigadores da Universidade de Purdue (EUA) desenvolveram um penso de baixo custo que muda de cor consoantes os níveis de hidratação da pele com o qual contacte. Esta inovação é pertinente para um conjunto de profissionais (e atividades) em que a desidratação é um tema decisivo, como são os maratonistas, os militares e outros grupos, como a terceira idade.

Como recorda o Dr. Babak Ziaie, docente responsável pela investigação e especialistas em engenharia biomédica e engenharia eletrotécnica, pequenas variações de apenas 2% nos índices de humidade podem afetar a performance física e cognitiva em mais de 30%.

O penso é constituído por filtro de papel trabalhado a laser com visto a dota-lo de um listado contendo microcanais. Estes são preenchidos com uma tinta ativada pela humidade. À medida que a sudação aumenta, as listas são ativadas sequencialmente, mudando de cor azul para cor vermelho durante o processo.

A invenção motivou uma patente, onde se reclama a rapidez e fácil uso do penso para recolha e medição da transpiração humana. 

Fonte: Science Blog

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...