Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o software COMSOL Multiphysics, e a sua utilidade para a modelação e simulação de fenómenos de engª química

COMSOL é o nome de uma empresa sueca que desde 1998 comercializa software técnico de modelação e simulação, que permite conceber e estudar aplicações elétricas, mecânicas, de fluidos, e químicas.

O produto base é o COMSOL Multiphysics, o qual utiliza métodos numéricos avançados para modelar e simular fenómenos de física. O software é versátil a nível de compatibilidades com outras ferramentas, podendo ser usado em combinação com CAD e Matlab, por exemplo. Com isto garante uma gestão facilitadas de aspetos como geometria, mesh, definições, condições fronteira.


Finalmente, esta ferramenta reivindica ter uma interface gráfica intuitiva e amiga do utilizador.






COMSOL para Engª Química

Para além da versão base, o software conta com variadíssimos módulos técnicos, os quais têm vindo a ser lançados pela empresa desde 1998, agrupados nas seguintes categorias: elétrico, estrutural e acústica, fluidos e calor, químico, multiobjetivo.

Destaque natural para o módulo de reação química, onde é possível modelar e simular, entre outros reatores de leito fixo, reatores tubulares, reação sob condições microfluídicas, e perceber aspetos como rendimentos, perfis de concentração e temperatura, volumes mortos, etc.




Módulos do COMSOL por especialidade técnica


Exemplo COMSOL: modelo  para reator de leito fixo


Exemplo COMSOL: simulador de reactor tubular com reação em fase gasosa.



Licenças de utilização:
De acordo valores disponíveis na net, uma licença individual vitalícia  pode custar por computador cerca de 1700 dólares, e por utilizador (independentemente do pc) 3400 dólares. Já os módulos têm preços individuais, oscilando entre 700 e 1500 dólares, a somar ao valor base da licença individual.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...