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Sobre a Análise de Ciclo de Vida como ferramenta de Engª do produto, e o exemplo da Procter & Gamble

"A Procter & Gamble (P&G) tem como objetivo integrar a sustentabilidade na sua estratégia. "Usamos imenso a Análise de Ciclo de Vida (LCA) no nosso programa de sustentabilidade", refere Len Sauers, vice-presidente para a sustentabilidade global da P&G. A empresa realizou uma extensiva quantidade de LCAs sobre o impacto da energia das suas linhas de produtos, desde fraldas descartáveis a shampôs. 

Os piores impactos tenderam a ocorrer não durante o transporte ou a extração das matérias-primas mas durante a fase em que os clientes usavam certos produtos. A grande vilã foi a necessidade (dos clientes) de aquecer água para usar detergentes de roupa. "Esse foi, de longe, o grande o contribuidor para a pegada energética da nossa empresa.", refere Sauers. Como resultado, a unidade de investigação e desenvolvimento da empresa devolveu o produto "Tide Cold Waters", um detergente de  roupa que permite que os clientes lavem a sua roupa sem ter de aquecer a água na máquina de lavar.

De acordo com Sauers, se todas as pessoas nos EUA se convertessem a este detergente, um poupança de 3% de toda a energia doméstica consumia neste país poderia ser conseguida (uma poupança na ordem de 90 mil milhões de kilowatt hora), bem como a não emissão para a atmosfera de 34 milhões de toneladas de dióxido de carbono (o equivalente a 8% da meta do acordo de Kyoto para os EUA)."

Fonte: Ecological Intelligence: How Knowing the Hidden Impacts of What We Buy Can Change Everything - Daniel Goleman