Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o projeto 'Destilaciones' da peruana Ximena Garrido Lecca, e o impacto paisagístico, cultural e social da exploração de petróleo

O cruzamento entre a engenharia química e a arte está longe de ser habitual. Porém, através dos seus conceitos e instalações característicos, bem como dos recursos a que estes estão associados, a engenharia química e respetiva indústria são capazes de marcar a paisagem e a história dos locais, estabelecendo uma pegada e legado cultural e social nos mesmos. É neste contexto que esta publicação dá conta do trabalho da artista peruana Ximena Garrido-Lecca, que procurou retratar a  realidade e história da cidade de Lobitos, outrora um pólo de extração (e refinação) petrolífera, e hoje votada ao abandono.

* * *

Destilaciones viii - Ximena Garrido Lecca (2014)

O projeto compreende dois componentes, cada um em diálogo com o outro: "Aceite de Piedra", um vídeo de dois canais que retrata os aspectos existentes da vida socioeconômica de Lobitos, uma pequena cidade à beira-mar, localizada a 1.084 km a norte de Lima, e seu ambiente natural; e 'Destilaciones', uma instalação composta por um grupo de vasos de cerâmica de vários tamanhos apresentados no chão e dentro de uma estrutura de aço. Os tubos de cobre atravessam a cerâmica perfurada evocando o design de um purificador de petróleo.

A extração de petróleo começou em Lobitos no início do século XX, com a chegada da petrolífera britânica Lobitos Oilfields Limited. A infra-estrutura construída incluiu uma planta de dessalinização (agora extinta), uma igreja, um casino e um cinema (um dos primeiros na América Latina), todos agora em ruínas.

Após o golpe militar de 1968 do general Velasco Alvarado, o governo peruano iniciou um programa de nacionalização e os campos petrolíferos ficaram sob o controle do estado. Logo depois, o Ministério da Defesa construiu uma base militar sobre a terra adjacente.

Destilaciones ii - Ximena Garrido Lecca (2014)


Infelizmente, a partir daí, os anos seguintes conduziram a um declínio lento devido à má administração. A prosperidade econômica da cidade deslizou ainda mais até o colapso, refletindo a economia a nível nacional. Durante este período, os eventos foram testemunhados em paralelo por diferentes gerações de pescadores que moravam nas proximidades de uma enseada muito perto de Lobitos.

(...)  Atualmente, a extração de petróleo é concessionada à South American Petroleum Exploration Tech (Sapet), uma empresa transnacional, estabelecida principalmente com capital chinês. Há também um importante plano de investimento para privatizar a cidade e propor uma transformação de Lobitos numa estância turística.


Neste projeto, Lobitos é visto como um microcosmo retratando diferentes ondas de colonialismo e o exercício do poder autoritário no contexto de um país em desenvolvimento. (...) As questões ambientais e sociais são apresentadas em relação à exploração moderna dos recursos. Isto é justaposto em contraste com as práticas antigas localizadas, como a pesca e cerâmica.


Destilaciones - Ximena Garrido Lecca (2014)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...