Últimas

Search Suggest

Sobre as tintas acrílicas, e a relação evolutiva entre as obras de arte que permitem criar e o "estado da arte" da sua produção industrial


"Desde a sua invenção em meados do século XX, a tinta acrílica tem oferecido aos artistas uma alternativa às tintas a óleo, caraterizadas por serem tóxicas, caras e de secagem lenta. Mas sua qualidade não era inteiramente ideal no começo. "Uma das razões pelas quais as pessoas historicamente não trabalham com acrílicos é porque quando elas foram criadas, elas tinham semelhanças com o gesso, realmente foscas, e não eram muito concentradas em pigmento", explicou Rhéni Tauchid, um artista e autor do livro "Acrylic Painting: Mediums & Methods" . “Mas isso mudou.” Com o tempo, tornou-se um material excecionalmente seguro e vibrante para a pintura.

O acrílico é feito com plástico, então sua qualidade tornou-se mais e mais refinada à medida que os plásticos evoluíram. Por exemplo, graças aos avanços dos plásticos transparentes, as tintas acrílicas permitem agora tons saturados e brilhantes. "À medida que as pessoas tomam conhecimento sobre o que podem fazer com as tintas acrílicas, estas tornar-se-ão mais aceites como um meio profissional", observou Tauchid. 

[Apresentam-se abaixo] (...) algumas das principais vantagens do uso de tintas acrílicas:
  • Requerem apenas algumas ferramentas simples;
  • Permitem controlar sua consistência e textura;
  • Tinas acrílicas permitem pintar em qualquer material;
  • Tinas acrílicas secam rápido, permitindo sobrepor cores rapidamente;
  • As pinturas podem tornar-se esculturais;"

Fonte (c/artigo completo): Artsy