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Sobre "transparência radical" e a necessidade do preço final dos produtos reflectir os múltiplos impactos inerentes à sua produção (segundo Daniel Goleman)




"O nosso mundo de abundância material arrasta consigo um preço oculto. Não podemos ver até que ponto as coisas que compramos e utilizamos diariamente implicam outros tipos de custos - o impacto no planeta, a saúde do consumidor e as pessoas cujo trabalho nos proporciona esses confortos e necessidades. Atravessamos a  nossa vida diária inundados de um mar de coisas que compramos,  usamos e deitamos fora, desperdiçamos ou guardamos. Cada uma dessas coisas tem sua própria história e o seu próprio futuro, passados e destinos em grande parte escondidos dos nossos olhos, uma teia de impactos deixados no caminho desde a extração ou mistura inicial dos seus ingredientes durante sua fabricação e transporte, incluindo as subtis consequências do seu uso nas nossas casas e locais de trabalho, até o dia em que os descartamos. E, no entanto, os impactos invisíveis de todas essas coisas podem representar o aspeto mais importante delas.

As nossas tecnologias de produção e a química que lhes subjaz foram amplamente escolhidas num momento mais inocente, quando os compradores e engenheiros industriais possuíam o luxo de prestar pouca ou nenhuma atenção aos impactos adversos do que era feito. Em vez disso, ficaram compreensivelmente satisfeitos com os benefícios: eletricidade gerada pela queima do carvão, com o abundância suficiente para durar séculos; plásticos baratos e maleáveis ​​feitos de um mar aparentemente infinito de petróleo; um baú de tesouros de compostos químicos sintéticos; pó de chumbo barato para adicionar brilho e vida às tintas. Eles estavam alheios aos custos dessas escolhas bem-intencionadas para o nosso planeta e seu povo."



(...) "A transparência radical converte a cadeia que liga todos os produtos e seus múltiplos impactos - pegadas de carbono, produtos químicos passíveis de preocupação, condições dos trabalhadores e assim por diante - em forças sistemáticas que contam nas vendas. A transparência radical tira partido de emergentes soluções tecnológicas, em que um software processa coleções massivas de dados e os exibe como uma leitura simples para a tomada de decisões. Uma vez sabendo os verdadeiros impactos das nossas escolhas ao comprar, podemos usar essa informação para acelerar mudanças para um mundo melhor.

De facto, possuimos já um leque de eco-labels baseadas em dados de alta qualidade que avaliam conjuntos de produtos. Mas a próxima onda de transparência ecológica será muito mais radical - mais inclusiva e detalhada e inundará o mercado. Para tornar essa massa de informações utilizável, a transparência radical deve revelar o que tem sido escondido de nós de maneira muito mais abrangente e melhor organizada do que as classificações de produtos, por vezes aleatórias, que temos agora. Com os dados certos e direcionados, uma cascata contínua de mudanças impulsionadas pelo consumidor repercutir-se-á no mundo do comércio, da fábrica mais distante até à rede elétrica do bairro, abrindo uma nova frente na batalha por quotas de mercado."

Fonte: Ecological Intelligence: How Knowing the Hidden Impacts of What We Buy Can Change Everything - Daniel Goleman (Livro)